Como pai, você sabe como às vezes pode ser difícil saber exatamente o que seu bebê ou criança precisa. Há tanta coisa para acompanhar quando se trata da saúde e do bem-estar de seus filhos que pode parecer impossível ficar por dentro de tudo. É por isso que elaboramos este guia sobre o que os pais devem saber sobre a saúde bucal de seus filhos.

Esta é uma visão geral de algumas questões a serem observadas na saúde bucal de seus filhos e algumas estratégias que você pode usar para protegê-los. As recomendações mais abrangentes devem vir do dentista da sua família, mas este guia deve servir como um ponto de partida para que você possa ir à primeira (ou próxima) consulta odontológica de seus filhos, pronto para fazer um plano.

Saúde bucal infantil

Sim, mesmo antes da dentição começar, um bebê ainda pode desenvolver problemas de saúde bucal precocemente. Os pais podem fazer muito para manter as gengivas do bebê limpas e garantir que os dentes decíduos fiquem saudáveis. Quando os primeiros dentes nascem, é importante mantê-los limpos e livres de cáries e doenças gengivais.

Problemas de saúde bucal para bebês

Cárie dentária de mamadeira

Sucos, purês de frutas e vegetais e até mesmo o leite materno contêm açúcar natural. À medida que os dentes do seu bebê nascem e são expostos a esses açúcares, eles também ficam suscetíveis à cárie. Isso é conhecido por alguns nomes, mas costuma ser chamado de cárie dentária de mamadeira.

A cárie dentária em bebês é problemática porque pode tornar a alimentação dolorosa e comprometer a saúde geral do bebê e dos dentes adultos posteriormente.

Para prevenir a cárie dentária da mamadeira, tente limitar a exposição do seu bebê aos açúcares. Por exemplo, em vez de deixar uma mamadeira de fórmula no berço durante a noite, substitua-a por uma mamadeira de água pura ou chupeta. A água e a saliva ajudam a eliminar as bactérias orais. Uma recomendação popular dada pelos dentistas é não deixar o bebê adormecer durante a amamentação, para que haja menos chance de o leite permanecer nos dentes do bebê enquanto ele dorme.

Chupar o dedo

As crianças podem chupar o polegar como um mecanismo calmante. Pode se tornar um problema após os cinco anos de idade, quando os dentes adultos começam a nascer. Os dentes podem ficar tortos, causando posteriormente um tratamento corretivo potencialmente extenso e caro. Em alguns casos, pode até causar fala irregular e contribuir para o desalinhamento dos maxilares superior e inferior da criança.

Visto que chupar o dedo é uma forma de segurança para a criança, os pais devem evitar repreender o filho por isso, mas sim oferecer um reforço positivo nos momentos em que a criança não está chupando o dedo.

Cuidando dos dentes e gengivas infantis

Mesmo antes de os dentes brotarem, é importante manter uma boca saudável para que os dentes cresçam. Limpar as gengivas do seu bebê é tão simples quanto enxugá-las com uma gaze ou um pano limpo e úmido na hora do banho.

Dentição

Os bebês geralmente começam a dentição por volta dos 6 meses de idade. À medida que os dentes do seu bebê nascem, é importante mantê-los limpos. Escovar suavemente duas vezes ao dia com um creme dental infantil com flúor e uma escova de cerdas macias manterá os dentes do seu bebê saudáveis.

A dentição pode ser dolorosa e irritante para bebês e crianças pequenas, mas aplicar pressão nas gengivas e nos novos dentes tende a aliviar a irritação. Você pode encontrar brinquedos de dentição seguros e anéis feitos para o seu bebê esmagar com os novos dentes. Simplesmente chupar algo frio, como uma toalha molhada e fria, também ajuda a aliviar a dor.

Quando seu bebê começar a dentição, você notará baba e agitação mais do que o normal. Assim você saberá que é hora de procurar os dentes de leite e começar a escovar.

Saúde bucal infantil

Mesmo antes de eles terem todos os dentes adultos, é importante começar a cuidar dos dentes do seu filho e fazer com que ele aprenda a cuidar sozinho do sorriso. Além de apenas desenvolver bons hábitos, as crianças devem aprender a escovar os dentes e usar fio dental desde cedo, pois cáries e doenças gengivais podem se desenvolver assim que suas bocas tiverem dentes.

Problemas de saúde bucal para crianças pequenas

Lesões orais

Lesões precoces nos dentes e na mandíbula em crianças podem significar problemas mais tarde se não forem tratadas adequadamente. Mesmo que um dente decíduo (de leite) se solte devido a uma queda ou qualquer tipo de acidente, você deve levar seu filho ao dentista imediatamente. Uma lesão em um dente de leite pode afetar o dente adulto abaixo dele.

Protetores bucais são sempre uma boa ideia se houver jogos violentos ou esportes envolvidos. Mesmo que um dente deva cair algum dia, tê-lo solto ou lascado prematuramente ainda é motivo de preocupação.

Cavidades

As cáries que se formam nos dentes de leite (primários) precisam ser tratadas. As recomendações de tratamento dependem do tamanho da cárie e do tempo estimado que a criança manterá aquele dente. As cáries podem causar mais problemas do que apenas um buraco no dente, mas podem causar danos aos nervos e problemas posteriores para o dente adulto.

Se os irmãos do seu filho tiverem cáries ou se comerem muitos alimentos ou bebidas açucaradas, é melhor estar atento para manter a boca do seu filho limpa e saudável.

Certifique-se de incutir bons hábitos de saúde bucal desde cedo, ajudando seus filhos a escovar os dentes até que você se sinta confiante de que eles podem fazer isso sozinhos. Permita que seus filhos usem um pedaço de pasta de dente com flúor do tamanho de uma ervilha e certifique-se de que eles sempre cuspam e não engulam.

Dentes desalinhados

Como já discutimos, chupar o dedo pode causar overjet e desalinhamento dos dentes. A genética e outras variáveis ​​também desempenham um papel na forma e posição dos maxilares e dentes de uma criança.

À medida que todos os dentes de leite do seu filho nascem, agora é a hora de notar desalinhamentos, sobremordidas ou sobremordidas. Leve seu filho ao dentista se notar algum desses sintomas para obter uma opinião profissional sobre sua gravidade e um curso de ação.

Quando uma criança deve ir ao dentista pela primeira vez?

Marque a primeira consulta ao dentista do seu filho ao primeiro sinal de dentes, e no máximo um ano de idade. Assim que os dentes começarem a nascer, é hora de começar a levar seu filho ao dentista. As primeiras consultas ao dentista estabelecerão uma base sólida para o crescimento saudável dos dentes de leite e adultos do seu filho. Além disso, um dentista será capaz de detectar os primeiros sinais de quaisquer problemas dos quais você deve estar ciente.

O que acontece na primeira consulta odontológica de uma criança?

Na maioria das vezes, a primeira consulta odontológica de uma criança destina-se ao dentista e aos pais da criança para obter uma visão geral da saúde bucal geral do bebê e definir um plano de cuidados, se necessário. Isso geralmente inclui um exame da mordida da criança, das gengivas, dos dentes e dos tecidos para garantir que tudo esteja crescendo e se desenvolvendo adequadamente.

Raramente, um dentista pode solicitar uma radiografia se houver alguma área de preocupação ao redor da mandíbula em desenvolvimento da criança. Dependendo do tártaro e da placa bacteriana nos primeiros dentes de leite, o dentista também pode recomendar uma limpeza inicial leve.

Selantes

Os selantes dentários são um revestimento fino de grau médico aplicado nos molares posteriores de crianças em idade escolar. O CDC relata que 80% das cáries infantis ocorrem nesses dentes e que os selantes são uma ótima maneira de prevenir esses problemas.

Muitas escolas têm até programas de selantes, nos quais unidades móveis prestarão este serviço na escola, especialmente em áreas onde o acesso aos recursos de saúde oral pode ser mais difícil.

É um tratamento preventivo popular e seguro recomendado pelo CDC e pela maioria dos profissionais de odontologia.

Crianças e flúor

O flúor é um mineral natural que provou ser uma forma segura e eficaz de proteger os dentes durante toda a vida contra doenças gengivais e cáries. A maioria dos municípios trata a água potável com flúor, e é um ingrediente de alguns dos cremes dentais e enxaguatórios bucais mais recomendados.

Estudos demonstraram que o flúor não é prejudicial às crianças se permitido nas doses adequadas. A superexposição ao flúor é muito rara e difícil, uma vez que os cremes dentais são destinados apenas para aplicação tópica e o abastecimento de água potável mantém o mineral em uma concentração baixa e calculada. Mas as crianças que engolem frequentemente a pasta de dentes podem ver manchas brancas conhecidas como fluorose nos dentes adultos, por isso monitorize a escovagem do seu filho até ter a certeza de que ele não engolirá a pasta de dentes.

Dúvidas ou preocupações sobre flúor? Leia nossas perguntas e respostas aqui

Fonte: www.deltadentalwa.com